logo

Análise TopDown S&P500- Set23

André Trotta • 13 de setembro de 2023
Entenda sua carteira de forma 100% gratuita

Manter um método simples para avaliar as tendências dos preços não significa escolher uma forma de análise e ignorar as demais, mas sim em criar um sistema que permita ponderar diversos tipos de informações diferentes que influenciam os preços dos ativos financeiros e, assim, concluir sobre a provável direção e risco do objeto em análise. Essa é a vantagem de indicadores compostos. Eles unem diversos dados em um único indicador, oferecendo uma visão holística do mercado. Ao invés de se perder em uma miríade de gráficos, números e narrativas, um sistema simples com um roteiro bem definido, traz clareza para a análise, economiza tempo e torna a tomada de decisão mais objetiva.

Conteúdo deste artigo:

  1. Ciclos e tendência macro: O indicador de ciclos de mercado sugere que os Estados Unidos está em fase de recuperação. O indicador de momentum continua ampliando o seu impulso sendo acompanhado pelo índice S&P 500. A liquidez macroeconômica continuar bastante negativa, mas aumentando.
  2. Valoração do S&P500: Os preços das ações aumentaram sem o acompanhamento dos indicadores que fundamentam a precificação dos ativos. A valoração do índice está bastante superavaliada elevando o nível de risco.
  3. Análise técnica do S&P500: sinais mistos que indicam indefinição da direção dos preços das ações.
  4. Conclusão
  5. Disclaimer
  6. Glossário

Ciclos e tendência macro

Ciclo de Mercado: Bull Market

O indicador de ciclos está em fase de recuperação, apresentando um forte aumento na curva de tendência do ciclo.

Um gráfico mostrando algumas linhas e as palavras ciclo econômico

O histograma também mostra um crescimento considerável, mas com a barra do último mês menor do que a anterior.

A graph showing the histograma ciclos of eua

O conjunto de indicações sugere uma retomada da economia americana, apesar de ainda se falar bastante em recessão. Este indicador representa a taxa de crescimento de um conjunto agregado de diversos dados econômicos, ou seja, o impulso e não o nível dos dados.

Momentum: Bull Market

O índice de momentum apresenta uma forte correlação com o S&P500. Sua grande vantagem é a capacidade de antecipar tendências do mercado de ações. Nesta atualização, esse indicador foi modificado com a inclusão de um novo dado em sua composição.

Um gráfico mostrando várias linhas e números em um fundo preto

O indicador aponta que ainda há espaço para alta no S&P500.

Um gráfico que mostra a inclinação de uma linha subindo e descendo

A tendência se mantém, e o índice de ações americano acompanhou o indicador. A indicação é de alta (bullish) até que o momentum perca força e inicie uma reversão.

Liquidez Monetária: Bear Market

A continual rise of stock prices cannot be explained by improved conditions of production or by increased vonluntary savings, but only by an inflationary credit supply.


- Fritz Machlup

Um gráfico mostrando várias linhas e números em um fundo preto

O índice de liquidez monetária nos EUA melhorou nos últimos meses, mas ainda mantém taxas de crescimento significativamente negativas, o que indica um elevado risco nesta tendência de alta do S&P500.

Um close de um gráfico de ações na tela do computador.

A liquidez obtida pelo balanço do FED voltou a seguir a tendência de redução dos ativos, apresentando uma grande divergência em relação ao Índice S&P500. Este indicador é calculado pela subtração da conta do tesouro e das compromissadas reversas sobre os ativos do FED. Ambas são contas que retiram recursos do sistema bancário. A divergência indica um elevado risco para a bolsa americana, pois é um fator redutor no estoque de moeda que pode fluir pelo mercado financeiro.

Valoração do S&P500

Aumento dos preços das ações sem respaldo dos fundamentos do índice.

Um gráfico mostrando o índice de valoração em azul

Índice em 100%: Bear Market

Em uma escala de 0 a 100%, em que 0 indica uma subvalorização significativa e 100% indica uma sobrevalorização significativa, a medição atual é de 100%. O índice S&P500 está bastante sobrevalorizado, divergindo dos dados que fundamentam a formação dos preços da ações americanas;

Lucros e rendimentos:

O S&P 500 CAPE Ratio (Cyclically Adjusted Price-Earnings Ratio) está atualmente em 30,82, o que está abaixo dos níveis mais elevados, mas ainda historicamente alto.

Um gráfico mostrando o índice de capa S&P 500.

O CAPE Ratio é calculado como o valor atual de mercado do índice dividido pela média móvel de 10 anos dos lucros ajustados pela inflação de preços.


O Excess CAPE Yield, uma espécie de prêmio de risco para o S&P500, está em 2,13%. Este é um nível bastante baixo, mas ainda acima das mínimas pré-crise de 2008 e 2020.

Um gráfico do rendimento do S&P 500 Express Cape.

O ECY (Excess CAPE Yield) é o rendimento dos lucros ajustados pela inflação de preços, calculado como 1/CAPE Ratio, subtraído do rendimento real dos títulos do Tesouro americano de 10 anos.

High Yield e Dollar Index

O gráfico abaixo mostra o S&P 500 (linha azul) comparado com o ETF HYG (linha dourada), que representa um conjunto de dívidas corporativas de alto rendimento. Eles apresentam uma forte correlação. O ETF HYG está atualmente em um movimento lateral, enquanto o índice de ações está em alta. Essa divergência é um sinal de baixa para o S&P500.

Uma tela de computador mostra um gráfico do preço de uma ação

O gráfico abaixo mostra a comparação com o índice do dólar referente a uma cesta de moedas, o DXY (linha dourada), com escala invertida. Eles têm uma correlação negativa. O DXY iniciou uma recuperação, com o dólar se fortalecendo em relação a outras moedas, portanto, o sinal ainda é negativo para a bolsa americana.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

Análise técnica do S&P500

Indefinido/Bull

Suporte: 4.343 pts

Resistência: 4.606 pts

O índice S&P 500 encontrou uma resistência em cerca de 4.343 pontos. A próxima resistência está em aproximadamente 4.800 pontos. Embora mantenha a tendência de alta, a direção no curto prazo ainda está indefinida.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

Indicadores Breadth

A quantidade de ações no índice acima da média móvel de 200 dias está em aproximadamente 49%, o que é um pouco abaixo da metade. Isso é mais um sinal de indefinição para o S&P500.

Uma tela de computador mostra um gráfico de ações e um oscilador estocástico

A quantidade de ações no índice acima da média móvel de 200 dias está em aproximadamente 49%, o que é um pouco abaixo da metade. Isso é mais um sinal de indefinição para o S&P500.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

Sentimento

O saldo das posições dos grandes especuladores no Commitment of Traders do CFTC ainda está negativo, mas houve uma boa redução nas posições vendidas, caminhando em direção a uma posição mais equilibrada. Os traders não comerciais geralmente seguem as tendências. O fato de o saldo ainda mostrar um número significativo de posições curtas indica que os especuladores estão indo contra a tendência atual, o que é um sinal negativo para a continuidade do movimento de alta.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

O indicador que exibe a relação acumulada da razão put/call invertida para o índice encontra-se em uma região neutra, sem uma convicção clara.

Um close de um gráfico de ações na tela do computador.

Análise relativa

O gráfico abaixo exibe o S&P 500 (linha azul) comparado com o ETF RSP (linha dourada), que representa o índice S&P 500 com pesos iguais para todas as ações. Enquanto o S&P 500 está em alta, o RSP ainda está lateralizado. Essa divergência reflete a seletividade do índice, indicando que a evolução dos preços não está ocorrendo de forma uniforme para todas as ações.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

O gráfico abaixo representa a relação entre os ETFs XLY/XLP. O XLY é composto por empresas do setor de consumo discricionário ou cíclico, enquanto o XLP engloba empresas relacionadas a necessidades básicas de consumo. A relação voltou a subir, o que indica uma preferência por maior risco.

Uma tela de computador mostra um gráfico de um mercado de ações

Conclusão da análise

No balanço geral das análises dos indicadores de tendência macro, valoração e análise técnica do índice S&P 500, prevalece um viés neutro.


Os sinais de curto prazo dados pela análise técnica, market breadth e sentimento resultam em um viés indefinido, enquanto que no médio prazo, indicadores como o indicador de ciclos e momentum sugerem a manutenção da tendência atual. No entanto, a valoração apresenta um viés bastante negativo.


Voltando à conclusão da última atualização desta newsletter sobre a ocorrência das recessões nos EUA e sua relação com o início do ciclo de queda das taxas de juros, podemos fazer o mesmo comparativo pela diferença entre os rendimentos de 10 anos e 3 meses dos títulos do tesouro americano. Historicamente, as recessões ocorrem após a normalização da curva de juros e não enquanto ela permanece invertida. A inversão da curva de juros é um sinal de provável recessão que pode ocorrer de 6 meses até 2 anos após o início do período de inversão. No entanto, é após a normalização da curva que a recessão realmente acontece, coincidindo com o início do ciclo de redução da Federal Funds Rate.

Um gráfico de um mercado de ações com a palavra fred no topo

A taxa de crescimento anual do True Money Supply (TMS), como explicado nesta publicação, apresenta uma correlação significativa com o spread da curva de juros e tem um efeito de causa. Os juros podem ser simplificados como o preço da moeda no tempo, e as variações na oferta e demanda da moeda afetam o seu preço.

Um gráfico mostrando a verdadeira oferta e diferença de moeda

Tanto a taxa de crescimento do TMS quanto o spread da curva de juros estão iniciando uma recuperação no crescimento. A partir deste ponto, a atenção a esses indicadores deve ser maior, pois, como mencionado anteriormente, as recessões geralmente ocorrem após a normalização da inclinação da curva de juros.

Conclusão da análise

O indicador de ciclos já aponta uma recuperação, e o indicador de momento tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aproveitar a tendência de alta do índice, que ainda está em andamento. No entanto, caso ocorra uma recessão ou cenários mais adversos, é esperado que esses indicadores iniciem uma mudança de direção.


Quanto à valoração do índice S&P 500, ela continua em níveis elevados, indicando que as ações, de forma geral, estão com preços altos em relação aos fundamentos. É importante destacar que as ações americanas tendem a permanecer com precificação elevada por períodos prolongados, e confiar apenas nesse método de análise pode resultar em perder boas oportunidades. A valoração deve ser considerada como uma medida de risco e retorno futuro, e não como um indicador direto da direção dos preços.


A análise técnica e de sentimento do índice S&P 500 apresentam elementos mistos que apontam para indefinição.


O nível de incerteza é alto, e não temos controle sobre os preços, mas o sistema sugere que ainda há espaço para a alta do S&P500, principalmente devido ao indicador de momentum. Portanto, a preferência é manter uma exposição relativamente elevada no mercado de ações americano.

Glossário

1- Indicador de Ciclos:

É composto por uma série de outros indicadores de atividade econômica, monetários, emprego, crédito e sentimento, que são agregados para criar um indicador antecedente. Ao contrário de outros indicadores econômicos antecedentes, conhecidos como leading economic indexes, o indicador de ciclos não inclui o índice de ações em sua composição. A tendência do ciclo e o histograma são variações do próprio indicador, juntamente com o Momentum. A análise dos três em conjunto produz os sinais das fases dos ciclos.

2- Momentum:

É composto por uma série de outros indicadores relacionados ao fluxo e preços da moeda, bem como ao sentimento do mercado. Seu objetivo é antecipar variações na atividade econômica e fornecer o sinal do indicador de ciclos.

3- Liquidez Monetária:

Este indicador busca avaliar a variação da oferta de moeda e a variação da demanda de moeda para transações de bens e serviços.

4- Índice de Valoração:

É a composição de diversos dados que fundamentam a formação dos preços das ações. Está em uma escala de 0 a 100%.

5- Zweig Breadth Thrust:

Nomeado pelo analista Martin Zweig, mede o quão rápido o sentimento do mercado muda. É calculado medindo a média móvel de 10 dias das ações em avanço sobre o total de ações em avanço mais ações em declínio. Quando o indicador passa de abaixo de 40% para acima de 61,5% em 10 dias ou menos, é gerado o sinal bullish.

6- Advance Decline Line:

Representa a diferença do número de ações em avanço e o número de ações em declínio da NYSE (New York Stock Exchange), em periodicidade diária e cumulativo.


Disclaimer

Este artigo não se trata de recomendação de investimentos. As informações apresentadas neste conteúdo refletem exclusivamente as opiniões do autor, baseadas em pesquisas fundamentadas, utilizando informações disponíveis ao público e consideradas confiáveis na data de publicação. Esse conteúdo é resultado de estimativas e aproximações, e está sujeito a alterações. Possui caráter meramente informativo e não constitui uma oferta para negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. O destinatário deve realizar suas próprias avaliações e buscar meios autorizados e adequados para investir seu patrimônio, caso assim deseje. As projeções de risco ou retorno potenciais são ilustrativas e não devem ser interpretadas como garantia de resultados. Ressaltamos que os investimentos no mercado financeiro estão sujeitos a diversos riscos, como risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez, perda do capital investido e chamadas de margem, entre outros. Retornos passados não garantem retornos futuros.


Categorias


Um telefone com um cofrinho na tela e um botão que diz baixar ebook

Canal do Analisto no Youtube

"Muito bom dia capitalistas e capitalistos..."

Todos os dias, trazendo os fatos e comentários com muita irreverência,  Mario Goulart, analista CNPI da Minha Gestora, comenta as notícias que mexem com o mercado. Inscreva-se e fique por dentro das novidades e fortalecer sua jornada.

INCREVER NO CANAL

Compartilhe este Artigo

Entenda sua carteira de forma 100% gratuita
Entenda sua carteira de forma 100% gratuita
Um homem de terno e gravata está olhando para o relógio.
Por André Trotta 4 de fevereiro de 2025
O Governo Central finalizou 2024 cumprindo sua meta fiscal, registrando um déficit primário de R$ 43 bilhões (0,4% do PIB). Este resultado representa uma melhora significativa em relação ao déficit de 2,1% do PIB em 2023, refletindo o crescimento da arrecadação e medidas de contenção de gastos discricionários.
Um grupo de empresários estão sentados ao redor de uma mesa olhando papéis.
Por André Trotta 4 de fevereiro de 2025
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil divulgou suas últimas duas atas, das reuniões de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, evidenciando mudanças importantes na condução da política monetária. O foco principal continua sendo o combate à inflação, mas o Banco Central também demonstrou preocupação com o cenário fiscal, a evolução do crescimento econômico e a influência do ambiente internacional sobre a taxa de juros no Brasil.
Um homem está sentado à mesa segurando um cofrinho e fazendo um sinal de pare.
Por André Trotta 17 de janeiro de 2025
Será que ainda vale a pena investir na poupança com os juros atuais? Confira alternativas como consultoria de investimentos, multi family office e wealth management para maximizar seus rendimentos.
Share by: