logo

Seu rendimento da poupança por mês poderia ser maior?!

André Trotta • 13 de janeiro de 2025
Entenda sua carteira de forma 100% gratuita

Há quem entenda que a caderneta de poupança já não é mais o canal de investimento, mas ainda existem aqueles que seguem investindo nessa modalidade, tornando-a a aplicação financeira mais popular no Brasil. Neste ponto, vale lembrar que uma consultoria de investimentos séria pode te ajudar a entender melhor o cenário de gestão de carteiras. 


Mas, voltando o foco para a caderneta de poupança, é preciso considerar que principalmente quem está começando no mundo dos investimentos, acaba correndo para a poupança. No entanto, fica a pergunta: quem tem essa prática já parou para analisar quanto a poupança rende mensalmente? Muitas pessoas ainda desconhecem que existem opções no mercado com rentabilidade superior, oferecendo a mesma segurança e liquidez. 


Neste conteúdo vamos explorar o rendimento da poupança e por que seu dinheiro pode estar perdendo valor ao longo do tempo. Além disso, entender como o seu rendimento da poupança por mês poderia ser maior com um
wealth management ideal para o seu perfil. Acompanhe e boa leitura! 

Como funciona o rendimento da poupança?

Antes de mais nada, é preciso entender que o rendimento da poupança depende da taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), que geralmente é muito baixa. Quando a Selic está abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento passa a ser de 70% da Selic + TR.


Apesar de oferecer liquidez diária e ser livre de impostos, o rendimento da poupança muitas vezes não supera a inflação. Isso significa que o poder de compra do dinheiro guardado pode diminuir ao longo do tempo.


Dessa forma, pode-se dizer que, comparando com outras opções, a poupança perde em rentabilidade. Consequentemente, também perde em eficiência para atingir seus objetivos financeiros. Por exemplo:


-
Tesouro Selic: a liquidez diária do Tesouro Selic faz como que o mesmo seja

considerado o investimento mais seguro do mercado, com rendimentos atrelados a 100% da taxa Selic. Ele também protege seu dinheiro contra a inflação, algo que a poupança não garante.

- CDB com liquidez diária: alguns CDBs oferecem rentabilidade superior a 100% do CDI e contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Essa característica os faz uma excelente alternativa para quem busca segurança e maior retorno financeiro.

- LCI e LCA: ambas opções oferecem isenção de imposto de renda, o que aumenta sua rentabilidade líquida. Assim como o CDB, são protegidas pelo FGC e podem ser mais vantajosas dependendo dos seus objetivos financeiros.

O custo da oportunidade

Agora que você tem um panorama geral de alguns exemplos que rendem mais que a poupança, vale reforçar que embora esta seja uma aplicação simples e tradicional, seu rendimento inferior gera um alto "custo de oportunidade".


Isto é, o valor que você deixa de ganhar por não investir em alternativas mais rentáveis e igualmente seguras. Com a inflação corroendo parte dos rendimentos, manter o dinheiro na poupança pode ser uma decisão financeiramente desfavorável.  E uma gestão de investimentos pode te alertar para isso, antes que você perca dinheiro. 


Aliás, antes de continuar a falar sobre a caderneta de poupança, vale entender que a inflação mede o aumento geral dos preços de bens e serviços em um período. Quando a inflação é superior ao rendimento de um investimento, como ocorre frequentemente com a poupança, o dinheiro aplicado perde valor real. 


Por exemplo, se a inflação anual for de 5% e a poupança render 3% no mesmo período, o poder de compra diminui, pois os preços cresceram mais rapidamente do que o saldo acumulado.


A gente explica melhor aqui:


Por ter uma fórmula fixa (70% da taxa Selic + TR), a poupança tem um rendimento limitado quando a Selic está igual ou abaixo de 8,5% ao ano. Esse limite cria um teto para os ganhos, que em cenários de alta inflação ou Selic baixa, muitas vezes resulta em rendimentos líquidos negativos em termos reais​. 


A inflação acumulada, por sua vez, faz com que produtos e serviços básicos, como alimentação, transporte e energia, possam aumentar consideravelmente de preço. Dessa forma, mesmo com rendimentos na poupança, o investidor tem menos capacidade de compra ao longo dos anos. 

Comece a ganhar mais

Conforme falamos acima, muitas pessoas ainda utilizam a poupança por desconhecimento de alternativas ou por considerá-la simples e segura. Embora ela ofereça liquidez e isenção de imposto de renda, outros produtos financeiros - que um multi family office pode te indicar - conseguem aliar esses benefícios a uma rentabilidade superior, protegendo o patrimônio contra a inflação.


Para quem quer dar os primeiros passos fora da poupança, o Tesouro Selic é um excelente ponto de partida, devido à sua acessibilidade e facilidade de aplicação. Já para objetivos específicos, como comprar um imóvel, LCIs e LCAs podem ser adequadas. 


No entanto, se a ideia for montar uma reserva de emergência, CDBs com liquidez diária são ideais. Seja como for, lembre-se sempre que uma consultoria em investimentos com um time de experts como os profissionais da Minha Gestora  é um caminho seguro e transparente para se traçar. 


Afinal, fazer a gestão de carteiras que mais se adequem ao seu perfil de investidor requer conhecimento,
expertise e know-how da rotina do mercado financeiro. Entre as diversas demandas da rotina de um multi family office, está a revisão dos investimentos realizados. 


Afinal, é preciso explorar o que o mercado tem a oferecer, mas o pensamento estratégico é essencial para atingir a sua meta. Fazer o dinheiro render mais é uma decisão que pode transformar sua relação com as finanças e os seus planos futuros. 


Dê o próximo passo rumo à independência financeira e conte com a Minha Gestora para ser a consultoria de investimentos que fará a gestão das suas carteiras.
Entre em contato e vamos trabalhar juntos!

Categorias


Um telefone com um cofrinho na tela e um botão que diz baixar ebook

Canal do Analisto no Youtube

"Muito bom dia capitalistas e capitalistos..."

Todos os dias, trazendo os fatos e comentários com muita irreverência,  Mario Goulart, analista CNPI da Minha Gestora, comenta as notícias que mexem com o mercado. Inscreva-se e fique por dentro das novidades e fortalecer sua jornada.

INCREVER NO CANAL

Compartilhe este Artigo

Entenda sua carteira de forma 100% gratuita
Entenda sua carteira de forma 100% gratuita
Um homem de terno e gravata está olhando para o relógio.
Por André Trotta 4 de fevereiro de 2025
O Governo Central finalizou 2024 cumprindo sua meta fiscal, registrando um déficit primário de R$ 43 bilhões (0,4% do PIB). Este resultado representa uma melhora significativa em relação ao déficit de 2,1% do PIB em 2023, refletindo o crescimento da arrecadação e medidas de contenção de gastos discricionários.
Um grupo de empresários estão sentados ao redor de uma mesa olhando papéis.
Por André Trotta 4 de fevereiro de 2025
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil divulgou suas últimas duas atas, das reuniões de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, evidenciando mudanças importantes na condução da política monetária. O foco principal continua sendo o combate à inflação, mas o Banco Central também demonstrou preocupação com o cenário fiscal, a evolução do crescimento econômico e a influência do ambiente internacional sobre a taxa de juros no Brasil.
Um homem está sentado à mesa segurando um cofrinho e fazendo um sinal de pare.
Por André Trotta 17 de janeiro de 2025
Será que ainda vale a pena investir na poupança com os juros atuais? Confira alternativas como consultoria de investimentos, multi family office e wealth management para maximizar seus rendimentos.
Share by: